terça-feira, 29 de março de 2011


Divagação em sala para um trabalho sobre Web 2.0, transmídia e o futuro das coisas.

Aula de Comunicação Audiovisual do professor Rafael Rusak, vulgo Rafuza.


"Oi, como vai você?

Vimos em sala vídeos falando sobre a nova web, a interatividade, a transmídia. Vimos Andrew Keen desagradar algumas pessoas pela arrogância com o seu incômodo do “culto ao amador”.

Eu concordo em parte com Keen, quando ele fala que não se poder dar o mesmo nome de “blogueiro” para um garoto de 15 anos que tem uma opinião e para um intelectual que escreve na internet. Realmente, ele é um amador e o tal intelectual é profissional. Mas não acho que seja necessário fazer uma distinção dos dois, essa se fará sozinha, pelo tipo de conteúdo e público.


Tudo é muito novo na internet. Tudo ainda está em fase de “testes”. Mas não há um laboratório experimental, como uma internet paralela para testes. Os teste são feitos de acordo com as ideias que vão surgindo. Há coisa que dão certo, outras não. Qualquer tentativa de teorizar sobre é a internet é essencialmente falha. A não ser a minha. Nem os próprios criadores conseguem controlar o futuro da sua criação. O Orkut, por exemplo. Foi criado como um site de relacionamentos para gays. Aposto que a maioria aqui tem Orkut, mas aposto que a maioria não é gay. O Twitter foi criado para ser usado pelo celular principalmente, mas a maioria das pessoas usa o microblog pelo computador.

Agora vem a parte do dinheiro. Se você parar para pensar, o melhor meio de comunicação para publicidade é a internet. Na TV, os anúncios são cobrados por segundos, e os preços são altíssimos. No rádio, tirando o preço, é a mesma coisa. Se o consumidor quiser saber mais sobre o produto, ele teria que ligar ou entrar no site na empresa. Na internet, tudo está à distância de um clique. Dessa forma, há como traçar um perfil dos potenciais consumidores daquele produto. Diferente da TV, rádio ou jornal impresso, que são impossíveis de mensurar.

Aí entra a questão da publicidade na web. Todo mundo odeia os pop-ups e aqueles mequetrefes que abrem na nossa cara quando estamos olhando um site. E é nessa parte que eu volto a falar sobre como tudo é novo e ainda está sendo testado. A maioria das pessoas ainda não descobriu como ganhar dinheiro na internet. Algumas já descobriram, não é à toa que saiu na Forbes que o criador do Facebook ultrapassou o Steve Jobs na fortuna.

Agora falando de conteúdo. Muita gente se preocupa com a superficialidade do conteúdo na internet e seu caráter duvidoso. Realmente, a tendência é que as notícias cheguem cada vez mais rápidas e isso implica na possibilidade de erro de apuração. Mas o mercado é competitivo, e a boa tendência é selecionar os melhores profissionais. Como na web tudo está na distância de um clique e é possível dimensionar e classificar os usuários, eu acredito que a tendência é que os conteúdos fiquem cada vez melhores. A variedade de coisas é infinita, então, para prender a atenção do internauta, é necessário conteúdo de qualidade.

Concluindo, é complicado fazer alguma previsão para o futuro da internet como provedor de informações e conteúdo. Como eu já disse mil vezes e volto a repetir, é tudo novo. Acho que as coisas vão se regular naturalmente, não acredito em nenhum colapso do jornalismo e nem da publicidade. As pessoas sempre vão querer estar informadas, e isso independe da forma como elas fazem isso."


Desanuviei com muito preguiça só pra atualizar isso aqui.

Um comentário:

  1. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    LUCAS

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CARROS DE FUEGO, MEMORIAS DE AFRICA , CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir